domingo, 19 de julho de 2020

FALAR DOS PECADOS DE ALGUÉM É JULGAR?


FALAR DOS PECADOS DE ALGUÉM É JULGAR?
Rev. Washington Albernaz

ESTAMOS SEMPRE OUVINDO ALGUNS CRENTES DIZEREM QUE NÃO DEVEMOS JULGAR O PRÓXIMO
Copie esse texto e quando alguém assim, mostre esse texto para ele, amém?

QUEM disse que a crente não pode julgar o que é certo e o que é errado?

Mateus 7
1 — Não julguem os outros para vocês não serem julgados por Deus. 2 Porque Deus julgará vocês do mesmo modo que vocês julgarem os outros e usará com vocês a mesma medida que vocês usarem para medir os outros. 3 Por que é que você vê o cisco que está no olho do seu irmão e não repara na trave de madeira que está no seu próprio olho? 4 Como é que você pode dizer ao seu irmão: “Me deixe tirar esse cisco do seu olho”, quando você está com uma trave no seu próprio olho? 5 Hipócrita! Tire primeiro a trave que está no seu olho e então poderá ver bem para tirar o cisco que está no olho do seu irmão.

Jesus nesse texto nos ensina que não devemos fazer vistas grossas para o pecado e principalmente não fazermos um FALSO JULGAMENTO quando não somos exemplo; quando estamos errados e querendo corrigir alguém.

Jesus não quer que sejamos hipócritas ao fazer julgamento falso, aquela crítica sem coração, sem critério, sem temor, sem humildade. Somos chamados a viver pela fé e não podemos deixar que o fariseu que habita em nós e nosso senso de alto justiça tome as rédeas de nossas vidas.

Jesus estabelece então um princípio - "Não julgueis para que não sejais julgados" (não critiquem alguém por criticar para que isso não ocorra com voces) - Não façam criticas injustas contra alguém.

Principio nº 2 - pois como critério com que julgardes... aqui o fundamento biblico, teológico é o seguinte: Se voce julgar e não estabelecer um critério piedoso e santo, voce será réu do seu próprio julgamento.

OS JUDEUS acreditam que Deus usa DUAS MEDIDAS - Justiça e Misericórdia. Leiam Mateus 18

Porque voce consegue enxergar o cisco no olho do seu irmão enquanto voce tem uma "viga, um caibro, uma trave" no seu próprio olho?

Agora vem a receita de Jesus para que possamos ajudar nosso irmão a tirar o cisco de seu olho, sem sermos vítimas de nosso próprio "eumismo justiceiro":

Hipócrita! Tire primeiro a trave que está no seu olho e então poderá ver bem para tirar o cisco que está no olho do seu irmão.

Repetindo a parte "b" - para tirar o cisco que está no olho do seu irmão.

"Tomem cuidado. "Se o seu irmão pecar, repreenda-o e, se ele se arrepender, perdoe-lhe". (Lc 17:3 NVI)

Em Levíticos 19,17 lemos: Não odiarás a teu irmão no teu coração; não deixarás de repreender o teu próximo, e por causa dele não sofrerás pecado. Torna-se, contudo, muito evidente no Novo Testamento onde encontramos alguns textos fundamentais:
Gálatas 6,1 IRMÃOS, se algum homem chegar a ser surpreendido nalguma ofensa, vós, que sois espirituais, encaminhai o tal com espírito de mansidão; olhando por ti mesmo, para que não sejas também tentado.
Romanos 16,17 E rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; desviai-vos deles.
1Coríntios 5,11 Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais.

O texto mais significativo encontramos em Mateus 18: Se o teu irmão pecar, vai corrigi-lo a sós. Se ele te ouvir, ganhaste o teu irmão. Se não te ouvir, porém, toma contigo mais uma ou duas pessoas, para que toda questão seja decidida pela palavra de duas ou três testemunhas. Caso não lhes der ouvido, dizei-o à Igreja. Se nem mesmo à Igreja der ouvido, trata-o como o gentio ou o publicano.

NOSSA missão não é apenas a de Evangelizar mas também de fazer discípulos. Jesus não quer membros nas igrejas; Ele quer discípulos. Membros se acomodam enquanto discípulos trabalham. Deus vos abençoe. Rev. Washington Albernaz

Nenhum comentário:

Postar um comentário